Processo Seletivo 2022 do CEPSI Prof. Ryad Simon


Pós-graduação • Especialização • Lato Sensu

MENSAGEM-CONVITE


Estou convidando-o a inscrever-se como candidato ao Curso de Especialização em Psicoterapia Psicanalítica (CEPSI) da Universidade Paulista - UNIP.

Em minhas aulas nas disciplinas sobre Klein e Bion, no Curso de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia Clínica (para docentes e pesquisadores) no Departamento de Psicologia Clínica do IP-USP, notei grande demanda de alunos “ouvintes” e “especiais”. Esses alunos não pretendiam dedicar-se à docência ou pesquisa; mas, estavam interessados em adquirir conhecimentos para sua prática clínica.

Em consequência, retomei em 1995 um projeto de Durval Marcondes – decorridos então 25 anos – e concebi um Curso de Pós-Graduação lato sensu – posteriormente convertido em Curso de Extensão – intitulado “Especialização em Psicoterapia Psicanalítica” contando com a participação de mais 20 colegas da pós-graduação da USP e/ou da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Concebi um curso predominantemente prático, com três anos de duração.

Visando desenvolver uma abordagem em psicoterapia psicanalítica com teoria e técnica original e que atendesse à realidade nacional – econômica (pouco dinheiro) e urbana (trânsito caótico) –, reduzindo o número de sessões semanais recomendado pela psicanálise tradicional, e adaptando a técnica a essa mudança. Esta também é uma forma de contribuição da UNIP para a comunidade.

Organizei o comparecimento ao curso para apenas um dia inteiro da semana (terça-feira), tornando-o acessível a profissionais residentes fora de São Paulo.

Não ignoramos o quão difícil é a especialização em psicoterapia psicanalítica. O psicoterapeuta realmente sério e dedicado continuamente ao estudo e à investigação clínica reconhece-se sempre como um aprendiz. E nós, ensinando, aprendemos com nossos alunos.


Professor Titular Ryad Simon

Idealizador e Fundador dos Cursos de Especialização em Psicoterapia Psicanalítica (CEPSI-UNIP) e Psicoterapia Breve Operacionalizada (PBO-UNIP)


OBJETIVO


Proporcionar formação de Especialistas em Psicoterapia Psicanalítica em elevado nível de qualificação. Com duração não tão breve que superficialize o aprendizado, nem tão longa que se torne onerosa e acessível a poucos. Mas que permita a formação de um Especialista capaz de atender ampla faixa da população a custos suportáveis. E que seja de eficácia terapêutica reconhecida. Quer por sua intensidade – duas sessões semanais –, quer por sua profundidade – insight ao nível dos conflitos inconscientes.

A abrangência da formação permitirá atendimento psicoterápico à maioria das pessoas que necessitam de ajuda especializada.


A QUEM SE DESTINA E REQUISITOS


Destina-se a psicólogos e médicos (além de profissionais da área da saúde com nível superior e experiência em psicoterapia psicanalítica). Selecionar-se-ão, anualmente, 30 a 35 alunos por turma. Como requisitos para aceitação no Curso o pretendente deverá estar (ou ter estado tempo suficiente) em psicoterapia psicanalítica.

Condicionalmente aceitar-se-á matrícula para quem se comprometa a iniciar imediatamente seu atendimento como paciente de psicoterapia psicanalítica. Os profissionais formados por nosso Curso poderão atendê-los a preços acessíveis pelo SAAP da APP – secretariaapp@uol.com.br Esse Curso foi formulado a partir de nossa experiência clínica e didática de mais de 50 anos.

Todavia, a prática de sua execução dirá se sua concepção foi acertada, e onde. Do mesmo modo, se houver erros, qual a possibilidade de corrigi-los. Não hesitaremos em fazer acréscimos ou supressões conforme ditarem as exigências da experiência.

Tentamos fazer dele um organismo vivo, capaz de se adaptar eficazmente, com flexibilidade para evoluir através de suas vicissitudes.


Professor Titular Ryad Simon

site_ps2022cepsi