Processo Seletivo 2022 do PBO Prof. Ryad Simon


Pós-graduação • Especialização • Lato Sensu

MENSAGEM-CONVITE


Iniciei o trabalho em psicoterapia breve em 1970, coordenando o Setor de Saúde Mental dos Alunos do Depto. de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina. De lá para cá, aplicando os princípios de minha “Teoria da Adaptação” que embasam a “EDAO” (Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada), fui aprimorando o método, culminando num modelo apresentado em meu livro Psicoterapia Breve Operacionalizada – Teoria e Técnica (Editora Casa do Psicólogo, 2005).

Procurei desenvolver uma teoria e uma técnica originais, aplicadas à realidade brasileira, as quais, após 45 anos de experiência, parecem-me solidamente consolidadas.

Utilizando meu conceito central de “situação-problema” – que é gerado por “soluções inadequadas” (isto é, soluções frustrantes e às vezes conflituosas), procuro deduzir sua origem adaptativa e psicodinâmica. Além disso, situações-problema vitais – para as quais a pessoa não encontra solução na atualidade – desencadeiam “crise adaptativa”. Para as soluções inadequadas e crises adaptativas a Psicoterapia Breve Operacionalizada (realmente breve porque se realiza em, no máximo, 12 sessões psicoterápicas) planejada com método operacionalizado revela-se eficaz para auxiliar o paciente a encontrar soluções mais adequadas.

O psicólogo clínico atuante necessita ter em seu arsenal terapêutico sólido conhecimento de Psicoterapia Breve Operacionalizada. Não só porque é a forma de psicoterapia do futuro, porque alcança ampla faixa da população necessitada de ajuda psicológica e não tem condições ou motivação para engajar-se em tratamento a longo-prazo. Além disso, é compatível com as condições dos Convênios.

O curso é ministrado por professores com excelente currículo acadêmico e longa experiência clínica contando com minha coordenação constante.


Professor Titular Ryad Simon

Idealizador e Fundador dos Cursos de Especialização em Psicoterapia Psicanalítica (CEPSI-UNIP) e Psicoterapia Breve Operacionalizada (PBO-UNIP)


OBJETIVO


Formação de psicoterapeutas especialistas em Psicoterapia Breve Operacionalizada, uma modalidade de psicoterapia breve desenvolvida por Ryad Simon a partir de sua Teoria da Evolução da Adaptação com base na Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada – EDAO e na Teoria Psicanalítica.


A QUEM SE DESTINA


Graduados em Curso Superior reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação em Psicologia, Medicina e áreas da Saúde com experiência em psicoterapia.
Duração: 1 ano letivo

banner_even_pspbo_2022